sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Movimento Cotidiano Consciente

Segundo Neide Neves os estudos de Klauss Vianna é aplicado na formação de atores, bailarinos e também pode ser usado por pessoas interessada apenas em desenvolver maior consciência de seus movimentos, dissolver tensões, usufruir de maior conforto corporal e recuperar o prazer de mover-se.

Hoje não conseguimos perceber nossos padrões de movimentos cotidianos, pois “o uso continuo dos objetos e dos limites e dos limites de nossa vida cotidiana impedem qualquer observação e qualquer trabalho muscular, que acaba se tornando mecânico e inconsciente.” (Vianna, 2005)

Desenvolvemos uma maneira própria de ser, de nos relacionarmos com o mundo e de nos movermos, tendo uma relação com a genética + experiências. Essa é a nossa marca, somos seres flexíveis, plásticos, móveis cada momento/movimento é apenas o inicio de novas possibilidades. Nunca um movimento é igual a outro; a cada experiência, todos os fatores (sensorial, motor, cognitivo, imagens mentais e estímulos externos) se combinam de maneira diferente.

Na busca da alteração desses padrões limitantes da ampliação de suas possibilidades de expressão, os artistas têm tentado descobrir caminhos para o movimento natural ou orgânico.

Algumas experiências proposta por Klauss para modificar determinadas ações do nosso cotidiano e usar outros músculos de ação, acessando outros aspectos da nossa memória. Um exemplo disso, ele propunha que a pessoa não dormisse sempre no mesmo lugar da cama, ou fazer os mesmos caminhos, com isso, ele falava da vontade de alterar os mecanismos automáticos do dia-a-dia, que nos levava a repetição desatenta. Seu objeto era abrir espaço para o novo, chamando à atenção para a mudança de musculaturas.

“Quando o artista propõe olhares diferentes para a realidade do corpo, é a expressão criativa que ele esta buscando.” (Neves, 2008)


Não podemos esquecer que corpo e cultura estão intimamente ligados tanto a constituição física e a maneira de funcionar do corpo influenciam a expressão cultural, quanto às manifestações culturais são capazes de gerar respostas físicas, numa relação de interdependência e troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário