quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Klauss Vianna: A busca da comunicação que surge no movimento.

Ao falarmos de Klauss Vianna e seus estudos sobre o movimento é importante deixar claro que ele nunca teve como objetivo criar uma TÉCNICA, pois acreditava que este termo era um sinônimo de um vocabulário fechado, com regras rígidas e fixas.

Para Vianna não há um modelo, uma estética determinada a priori, mas há corpos pensantes descobrindo sempre mais, a partir dos princípios desenvolvidos por ele. (Neves 2008)

Dentre seus estudos desenvolveu, instruções para o desbloqueio das tensões musculares e articulares, que permitem colocar o corpo-mente em um estado de maior disponibilidade para uso dos recursos de cada individuo, tendo sempre a preocupação de: “tenho estar com os sentidos alertas. Senão minha dança se torna pura ginástica.” (Vianna, 2005)

Suas pesquisas nunca estiveram em função de uma determinada estética, mas a serviço da expressão de cada corpo. Klauss fundamentou alguns tópicos do seu trabalho como: Apoios, Transferências de apoios, Resistência e oposição, Direcionamento ósseo, Espaço articular, Intenção e Contra-intenção, esses tópicos instruíam e favoreciam entre outras coisas:

  •  Favorecer o desbloqueio das tensões limitadoras do movimento;
  •  Abrir espaços internos, articulares entre os ossos e os músculos;
  •  Colocar mais músculos em trabalho;
  • Acionar músculos e intenções;
  • Ser responsável pelas intenções e contra-intenções dos movimentos;
  • Estimular a criação dos movimentos.
Klauss relutou em sistematizar seu trabalho. Gostava de afirmar que todo aquele que estudasse com ele transformaria o trabalho de acordo com sua experiência, colocando sua individualidade em prática (Neves, 2008). Mais ao falarmos de individualidades corporais nos deparamos com a dificuldade de lidar com padrões posturais e de movimentos limitadores, desenvolvidos ao longo da vida de cada indivíduo, que iremos ver na próxima postagem.

Um comentário:

  1. Amei!!! Fiz uma aula aberta há muito tempo atrás na escola Klaus Vianna. Foi uma única vez, mas não esqueço aquela aula. Obrigada por trazer de volta toda esta experiência. Saudade de vc!!! beijos e boa sorte nos seu projetos!!

    ResponderExcluir